quarta-feira, 28 de abril de 2010

Saiba mais: CÁSPER LIBERO

E chegamos a mais um capítulo da saga "Saiba mais". Agora chegou a vez da faculdade vermelha e branco sediada na avenida Paulista: a Cásper Libero. Então, clique abaixo e saiba mais das loucuras dos casperianos.

Afinal de contas, quem são esses loucos que se dispuseram a organizar as atividades esportivas e promover as baladas da Cásper?
A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens surgiu em 1993, com o objetivo de organizar os alunos da Cásper para participar da primeira edição dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA), que foram disputados naquele ano, na sede da Metodista, em São Bernardo do Campo.
Desde então, a Atlética da Cásper começou a promover as baladas, ligadas ou não ao esporte, para dar à faculdade aquele clima universitário com o você sonha antes de entrar na facul.  O nome da entidade foi escolhido na criação da AAA para homenagear Jesse Owens. A propósito, você sabe quem foi ele?
James Cleveland Owens, neto de escravos, nasceu no Alabama em 12 de setembro de 1913. Se interessou pelo atletismo aos 9 anos até e praticava por conta própria até que em 1935, na universidade, igualou a marca de 100 jardas (90 metros) e quebrou três recordes mundiais(200m, 200m com barreiras e salto em distância – 8,13m).
            Nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, ganhou quatro medalhas de ouro. Após vencer um alemão fez com que 100 mil pessoas ficassem em silêncio, sepultando de vez a teoria da superioridade ariana.       Relatos de testemunhas contam que Hitler deixou a tribuna antes da premiação, se recusando a cumprimentar o herói negro.
Mas, infelizmente, não recebeu tratamento adequado ao retornar aos EUA. Foi ignorado por dirigentes esportivos e pelo próprio presidente, Franklin Roosevelt. Competia contra cavalos, cães e motocicletas em troca de algum dinheiro. Nos anos 50 seus feitos passaram a ser reconhecidos e ele passou a dar palestras e conferências pelo país. Após trinta anos fumando um maço de cigarro por dia, o homem que perdeu o título de Atleta do Século apenas para o Pelé morreu de câncer.
 Mas voltando a Atlética, o vermelho não é só dos uniformes dos atletas e bateria. Se o grande coração casperiano pulsa tão fortemente, é por causa das arquibancadas lotadas de Jornalistas, Publicitários, Radialistas, Relações Públicas, Cheerleaders, Hooligans, Aguante, Homem Grito, Homem e Mulher Pássaro. Quando desperta (se é que dorme), a torcida casperiana é a grande responsável por colorir os jogos de vermelho.
As noites do JUCA são um show à parte. Uma união de carnaval, ano novo e copa do mundo, as baladas da Liga unem as oito faculdades durante as madrugadas de quinta e sábado. Mas é na sexta que acontece o verdadeiro espetáculo: a imperdível, magnífica, grandiosa festa do alojas da Cásper, consagrada após a visita do Molejo em 2008.

18 comentários:

  1. Adoro a Cásper!!!
    MetôCapsrEca!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. LOOOCO LOCO LOCO LOCO LOCO EU SOU DA CASPER!

    ResponderExcluir
  3. CÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁSPER!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhhhh o Juca.
    Que histórias vc irá contar aos seus netos? (As q lembrar né. se lembrar.)

    EU SOU DA CASPER LIBERO, MEU UNICO AMOR.

    ResponderExcluir
  5. SEMPRE CONTIGO CÁSPERÊÊÊÊÊÊ!!!

    ResponderExcluir
  6. SÓ EU SEEEEEEEEI PQ EU NÃO FICO EM CASA!

    ResponderExcluir
  7. E da-lhe da-lhe Casperê!!!!!!!
    Sem contigo Casperê...

    ResponderExcluir
  8. VAMO CÁSPER, VAMO CANTÁ, TÁ TUDO BÊBADO AQUI PRA TE EMPURRAR!

    ResponderExcluir
  9. SÓ EU SEEEEEEEEI PQ EU NÃO FICO EM CASA! (2)

    ResponderExcluir
  10. Eu sou da Cásper Líberoooo,
    Meu ÚNICO AMOR! s2

    ResponderExcluir
  11. PORRA CASPER!! MOLEJÃO EU TAVA LÁ CARALHO!!! SERGIO MALANDRO VIVE!!!

    ResponderExcluir
  12. SÓ EU SEEEEEEEEI PQ EU NÃO FICO EM CASA! (3)

    ResponderExcluir