terça-feira, 27 de abril de 2010

Saiba mais: ECA-USP

Continuando nossa série "Saiba mais" escolhemos agora a faculdade dos alunos que conseguiram passar pelo vestibular mais difícil do país a ECA-USP. Então, clique abaixo e entre fique por dentro do mundo dos ecanos!

As atividades esportivas na ECA existem desde 1971, quando a Atlética ainda funcionava como um segmento do Centro Acadêmico. Com o passar dos anos, o esporte foi ganhando mais força na faculdade e a necessidade de caminhar com forças próprias cresceu.
Em 1990, às margens do Auditório Lupe Cotrim, foi dado o brado de independência ecano, em uma assembléia que foi considerada a segunda maior da história da ECA. Desde então, a ECAtlética, mesmo lutando contra a falta de recursos, vem crescendo bastante e cada vez mais pode oferecer a seus alunos equipes mais estruturadas e baladas com mais qualidade.

No JUCA de 95, em Piraju, as outras faculdades participantes já tinham seus mascotes. O Mackenzie tinha o tubarão; a ESPM, o jacaré; e a Cásper, um inexplicável homem-pássaro. A ECA era exceção.
No último dia, entretanto, o pessoal acabado no alojamento, esperando o ônibus para voltar para São Paulo, recebeu a visita de um sujeito que ninguém nunca tinha visto antes. Ele sentou, pediu um violão emprestado e cantou um famoso salmo que tinha como refrão “o leão de Judá, o leão de Judá… prevaleceu!!” De repente, quase como um milagre, a ressaca passou e a balada voltou! Desde então, o Leão tornou-se o mascote ecano.
Roxo e amarelo é uma combinação nada comum, não é? Conta a história que o primeiro presidente da a atlética, quando foi comprar os uniformes para as equipes, optou pelo grená e azul - cores do Barcelona! Infelizmente (ou não), a loja só tinha uniformes grená e branco, que passaram a ser as cores da ECAtlética.
Passou-se algum tempo e o grená foi ficando cada vez mais roxo, mas as vitórias não chegaram. Foi então que os uniformes ganharam o amarelo, representando o ouro. A mandinga deu certo! Hoje, as equipes da ECA são bastante respeitadas e alcançam resultados bastante expressivos, como a taça de campeão no JUCA de 2007 e a de vice nos últimos 2 anos.

 A Atlética ECA-USP participa também do BIFE, Jogos Universitários que atualmente contam com 10 faculdades da USP. As fundadoras, que dão nome ao campeonato, são: Biologia (Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo), IME (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo), FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e ECA.

5 comentários:

  1. Essa foto do BOLETO recortada parece "efeito Chaves"

    ResponderExcluir
  2. O leão de Judá prevalecerá esse ano

    ResponderExcluir
  3. Senhores sou auriroxo eu sou ecano
    Sai da frente pq o Leão vem apavorando
    é hora de mostrar raça
    Não tenho pena vim pra ganhar

    depois pego a minha breja e vou festejar
    Da-lhe, da-lhe ooooooooooooooo
    da-lhe, da-lhe 0000000000

    ResponderExcluir
  4. essa Bárbara é da eca? a primeira sem bigode que vejo! :O

    ResponderExcluir